28/06/2026
Mato Grosso Saúde»Insights»Musculação após 45 anos: corpo forte e mais qualidade de vida

Musculação após 45 anos: corpo forte e mais qualidade de vida

Musculação após 45 anos: corpo forte e mais qualidade de vida

Muita gente acredita que ganhar massa muscular depois dos 45 anos é uma batalha perdida, mas a especialista em transformação física Patricia Vera discorda. O que muda com a idade não é a capacidade de evoluir, mas a forma como o treino precisa ser planejado.

Depois dos 45 anos, o organismo passa por uma redução gradual da massa muscular, um processo conhecido como sarcopenia. O treinamento de força ajuda a desacelerar esse processo, fortalecendo músculos, ossos e articulações, além de favorecer o metabolismo.

Os movimentos que recrutam vários grupos musculares ao mesmo tempo costumam gerar maior estímulo para a hipertrofia. Eles também contribuem para melhorar o equilíbrio, a coordenação e a funcionalidade no dia a dia.

O treinamento é apenas uma parte do processo. Alimentação adequada, hidratação e sono de qualidade exercem papel fundamental na recuperação muscular e no desempenho durante os exercícios.

Segundo Patricia Vera, nunca é tarde para investir em exercícios de força. Com orientação profissional, uma rotina personalizada e progressão adequada, é possível ganhar massa muscular, melhorar a composição corporal e aumentar a disposição para as atividades diárias.

Sobre o autor: Equipe Editorial

Portal de notícias e conteúdos relacionados a temas de saúde nacionais e internacionais.

Ver todos os posts →