Ir para conteúdo

Ir para conteúdo

Mato Grosso Saúde
Acompanhe-nos:
Facebook
Instagram
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
JUN
06
06 JUN 2019
MATO GROSSO SAÚDE
Mato Grosso Saúde lembra importância de realização do Teste do Pezinho
Exame pode detectar diversas doenças nos recém-nascidos e possibilitar o tratamento adequado

Considerado o principal exame que deve ser realizado no recém-nascido, o Teste do Pezinho pode diagnosticas precocemente diversas doenças que podem causar alterações no desenvolvimento neurológico e psicomotor do bebe. Desde 1992, o exame é obrigatório e deve ser realizado em todas as crianças nascidas em território brasileiro. O teste pode ser feito gratuitamente na rede pública de saúde e também é disponibilizado em clínicas conveniadas ao Mato Grosso Saúde.

Com apenas algumas gotas de sangue colhidas do calcanhar do recém-nascido, o teste permite diagnosticar precocemente as seguintes doenças: Hipotireoidismo congênito, a fenilcetonúria e outras aminoacidopatias, doença falciforme, fibrose cística, deficiência de biotinidase, hiperplasia adenal congênita.

“Com o diagnóstico precoce é possível prevenir, por meio de tratamento adequado, o retardo mental e outras complicações”, diz a pediatra Natasha Slhessarenko.

A especialista esclarece que a coleta para o exame deve acontecer o mais rápido possível, tão logo a criança comece a ser amamentada. “Quanto antes diagnosticado, mais precocemente podemos instituir a terapêutica necessária”.

A coleta de sangue deve ser realizada antes do 30º dia de vida do bebe, mas nenhuma unidade de saúde pode se negar a fazer o exame depois desse prazo.
 
O teste do pezinho chegou ao Brasil na década de 70 para identificar a fenilcetonúria e o hipotireoidismo congênito. Em 1992, o teste se tornou obrigatório e hoje pode verificar outras doenças.

O dia 06 de junho é considerado o Dia Nacional do Teste do Pezinho. A data foi instituída com a criação do Programa de Triagem Neonatal, do Ministério da Saúde, em 2001. O objetivo é conscientizar e alertar a população para a importância da realização do exame.

Fonte: Assessoria | Mato Grosso Saúde
Localização:
Av. das Flores, nº 941 - Jardim Cuiabá
CEP: 78043-172 - Cuiabá | MT
Atendimento de Segunda-feira a Sexta-feira das 08:00 às 17:00.
Telefone para contato:
(65) 3613-7700      
Acompanhe-nos:
Facebook
Instagram
© Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados. Logo Instar
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia